segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

São Jorge - Chapada dos Veadeiros (GO)

Casa de Cultura

Igrejinha de São Jorge


São Jorge é um povoado do norte goiano, pertencente ao município de Alto Paraíso de Goiás. É muito visitada por brasilienses, por ser a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. No interior do parque, guias são obrigatórios e podem ser feitas dois tipo de trilhas, uma que prioriza os cânions e outra que prioriza as cachoeiras.
Contudo, muitos visitam o povoado sem a intenção de entrar no parque. A própria vila é uma atração em si, com seus bistrôs charmosos, pousadas, lojas de artesanato e a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Nas suas proximidades, estão também outros pontos turísticos. O mais famoso deles é o Vale da Lua, localizado a meio caminho entre a vila e Alto Paraíso, e que é caracterizado por pedras cinzentas ao redor de um rio, possuindo esse nome por lembrar a superfície da Lua.

Vale da Lua


São Jorge tinha o nome de Baixa (por estar localizado em um local mais baixo que Alto Paraíso), e era formado por garimpeiros que viviam da subtração de cristais, mercado que oscilou muito a partir de 1951. A troca de nome para o do santo surgiu por sugestão de um morador, a fim de elevar a autoestima dos habitantes, pois São Jorge vive no alto, e eles viviam na baixa...
São Jorge também sedia o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, e em julho de 2015 teremos a 15ª edição. Durante alguns dias, há apresentação de grupos de danças, como catira e congo, apresentações musicais e oficinas de cultura.
O povoado dista cerca de 230 km de Brasília. Pega-se a BR 010 até Alto Paraíso de Goiás, de onde se pega o acesso a vila. De alto Paraíso a São Jorge são 36 quilômetros

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015


Imagem: M.C. Escher

 poetas de mãos e dores.

a mão que escreve
poesia a mão
que escreve poesia

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Aliviado


Puxou o ar, para espairar, e soltou lentamente. Sentiu como se há muito tempo não tivesse respirado, inspirado.
Dissipou a neblina que lhe cobriu o mundo e deu um passo atrás. Dali, aliviado, olhou para a própria vida e esboçou um sorriso no canto da boca.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Letrada



E ela falou baixinho ao pé do ouvido, repetiu de repente, soletrou sem pressa e conjugou, deliciosamente bem. Então, com todas as letras, ele se apaixonou.


Joakim Antonio


Imagem: Listening Love by OzanVural