quinta-feira, 13 de outubro de 2011

anotações para um dicionário improvável (5) *

loucura (s.f.) :
  1. Estado de lucidez extrema, em que um indivíduo passa a ser um risco para a sua própria convivência social;
  2. Em termos relativos, tudo aquilo com que um indivíduo auto-denominado como "normal" considera inaceitável no convívio social; paradoxalmente, inclui uma série de atitudes, valores e fatos de foro íntimo (mas sempre alheios);
  3. Justificativa de caráter político-moralista, coberta com um véu de preocupação com a saúde, para se afastarem indivíduos perfeitamente lúcidos do convívio social;
  4. Estado em que se postula que um indivíduo se torna um perigo a si mesmo.
louco (s.m.): Indivíduo portador de loucura. fem.: louca.
obs. alguns loucos se dão bem na política, mas estes são verdadeiramente doentes e perigosos.

louco (adj. m.) fem.: louca:
  1. ato relacionado à loucura ou atribuído a esta em suas cauas ou consequências;
  2. interessante, curioso, lúcido iluminador de idéias, causador de insights.
louco manso: diz-se do indivíduo que, sendo excessivamente lúcido para seu próprio bem (ver loucura) não representa perigo senão a si mesmo. Podem serclassificados em dois extremos, a saber: o louco manso melancólico e o louco manso cínico, embora a maioria dos indivíduos nesta condição se encontre em algum ponto entre estes dois extremos e possa transitar, ao longo do tempo, entre eles.

louco manso melancólico é aquele que desistiu de tentar mostrar às outras pessoas a loucura do mundo, e se fecha em sua lucidez, como em um calabouço escuro e triste. Apresentam olhos baços de tristeza e até seu sorriso é triste. É pouco perigoso e o é muito mais para si mesmo do que para a sociedade, podendo até mesmo ser adotado sem perigo por famílias caridosas, para companhia ou pequenos serviços, sem grande perigo. Suas idéias raramente contagiam.

louco manso cínico (ou irônico), é aquele que, após desistir de tentar mostrar a luz aos não-lúcidos, decide usar a luz para o seu próprio bem ou para o bem da humanidade. Olha para o mundo com misericórdia e comiseração, compungido verdadeiramente pela patética condição dos que não vêem o óbvio. Tem a capacidade de, em muitas situações, esconder o próprio sofrimento e solidão com uma capa de humor e socialidade. Sua loucura pode ser contagiosa e pode tornar-se um grande perigo para a sociedade e para si mesmo. Frequentemente são tornados mártires, canonizados ou divinificados, dando então origem a seitas, agremiações e outros movimentos políticos, religiosos, etc. cujos patronos, em vida, seguramente combateriam com fervor. Este paradoxo é a ironia final da loucura cínica.
Seguidores de seitas assim formadas podem obter destaque como sacerdotes, profetas, ou na política (ver obs. em louco, s.m.).
____________________________________________
*publicado originalmente nos ecos diversos.

2 comentários:

Tiago do Valle disse...

Sou louco manso melancólico. Minha lucidez me maltrata. Há um pouco do cínico em mim, também. De certa forma, eu não sou flor que se cheire. Sei que não vou virar uma espécie de Gandhi, porque eu não fico muito tempo sem comer, e não vou virar Hitler, porque sou descendente de europeus, com árabes e africanos... Um louco manso melancólico semi-cínico esfomeado multi-miscigenado.

J.R. Lima disse...

pois é... loucos todos, mas é melhor ser um louco miscigenado, é uma loucura mais criativa.