sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

É simples assim





Parece difícil e complicado toda essa gama de obstáculos que precisamos superar, e os caminhos que precisamos percorrer. Mas difícil mesmo é aprendermos a ter coragem o bastante para lutar. Essa dificuldade não se encontra na nossa frente, mas em nós mesmos, que antecipamos eventos e situações que nos forçam a hesitar. A vida por si só não tem segredo, nem dificuldade. Quem complica é o ser humano, que se joga em seus problemas, e cria um drama em torno da vida. E que apesar de existir quem a torne simples, muitos só conseguem colocar pedras na sua frente. Tudo é simples, basta observar bem. 

E paradoxalmente é difícil mensurar isso. Falo porque é extremamente complicado condicionar a nossa mente e o nosso corpo a aceitar uma realidade assim. Ao aprendermos a equilibrar nossas atitudes e nosso pensar podemos definitivamente encontrar o caminho que nos conduz mais rápido às soluções. É Com uma apuração melhor sobre o que nos rodeia que então vemos o quanto podemos tornar simples o viver. Chega um determinado momento que saberemos ter a paciência necessária pra pararmos, refletirmos e sabermos escolher que ação tomar, e que forma aceitar. 

No decorrer de nossas vidas notaremos que algumas atitudes podem fazer a diferença e tornar nosso caminhar mais simples e firme. Acima de tudo temos escolha, e são elas que nos mais beneficiarão. É preciso pensar antes no que fazer, e analisar bem o ambiente que nos envolve. No início de uma discussão com alguém, temos a escolha de continuá-la ou evitá-la. Com toda a certeza evitar transtornos assim pode simplificar a nossa vida. Numa briga assim, pode ter revés de ambos os lados, e ocasionar num desentendimento que dure a vida toda. 

Nós podemos escolher ser gentis ou perder uma amizade; podemos ajudar, e não atrapalhar, e logo mais pra frente poderemos ser ajudados; podemos criar ao invés de copiar; podemos estar calmos ao invés de nervosos; podemos escolher sorrir, e então cativarmos as pessoas; podemos estar sempre motivados e com afinco tudo vir com mais facilidade; podemos esquecer de falar dos problemas, e ao invés disso procurar achar soluções; podemos reclamar menos, e agir mais. Podemos tornar tudo simples, mas para isso é necessário que se queira de verdade. Quem acha que isso é complicado e difícil ainda não aprendeu a ver direito. Mas saiba que todos têm esse poder de escolha. Cabe a cada um utilizá-la da melhor forma.

Nenhum comentário: